Febrap - Federação Brasileira de Psicodrama
  • Psicodramatistas
  • Loja
  • História de nossa Organização

    Quando foi constituída a FEBRAP, em 21 de agosto de 1976, havia catorze escolas de psicodrama no Brasil. Segundo José Fonseca Filho, um dos articuladores deste processo, as diferenças se davam no campo político, já que no jovem movimento não se apresentavam diferenças teóricas e técnicas. Ao longo destes anos a FEBRAP mantém-se como sociedade civil, de direito privado, de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, congregando entidades que adotam como base comum a filosofia, teoria e práticas propostas por Moreno. Alguns objetivos simples e fundantes de nossa Federação permanecem: a organização de um congresso periódico; uma publicação que acolhe a produção escrita; e um conselho que cuida de normas mínimas para a formação de psicodramatistas.

    Em 2011 a FEBRAP vai completar 35 anos e já vem mostrando a complexidade de sua vida adulta. É desta evolução e crescimento que cada Diretoria que assume sua coordenação vem se ocupando. E não será diferente com INTERFACES.

    Hoje o congresso é sistêmico e processual. De publicações, inclusive eletrônica, passamos para o desejo de editoração - no modelo científico e no modelo popular. Nossas formações, desdobradas em níveis, exigem uma ampliação dos olhares sobre pesquisa; um passeio do ético ao estético, do desejado e imaginado de nossas regras ao possível e real de nossas Federadas.